26 de julho de 2009

Preview: Valkyria Chronicles 2

Logo do Jogo



Uma das grandes surpresas para o PSP ultimamente, foi o anunciamento do game Valkyria Chronicles 2. O motivo de tal surpresa, na verdade foi o fato de que o primeiro jogo da série ter sido exclusivo do PS3; e este por sua vez não é um spin-off,  mas sim uma continuação direta do original.

O original foi aclamado pela crítica japonesa, pois trouxe vários elementos exclusivos  para um jogo de estrategia, e até mesmo o sistema de batalha trouxe inovações. Apesar de não ter sido um mega sucesso de vendas, o primeiro jogo vendeu bastante, e conseguiu juntar uma grande quantidade de fans para a franquia.

Apesar da continuação ainda não ter nem data exata para o lançamento, alguns detalhes e informações sobre ela foram divulgados pela Sega.  Veja agora um preview que reúne todas esses detalhes e informações sobre o futuro jogo exclusivo para PSP, Valkyria Chronmicles 2.



VK 2

Historia

Dois anos depois de mandar as forças imperiais para casa, a cansada força militar de Gallia não poderia aguentar uma guerra civil no sul do país, onde o Exército Revolucionário Galliano (Gallian Revolutionary Army) começou uma guerra contra a raça Darcsend. Desde que formar um novo esquadrão militar para guerra civil foi proibido no país, o governo decidiu buscar ajuda dos "inocentes" estudantes da academia de Gallia.

Escola/Guerra

Um dos conceitos do jogo será explorar como a guerra irá afetar a vida de cada um dos pesonagens, que eram até então estudantes normais e cuidavam pacíficamente de suas vidas, suas perspectivas e mudanças no modo de pensar será explorado no decorer do jogo. Essa transição da academia para o campo de batalha irá causar algumas reviralvotas no decorrer do jogo.

Randgriz Royal Academy

valkyria2_art

A única academia militar em Gallia, já existe por volta de 200 anos. Quando necessário, pode ser usada como base militar, e é isso que acontecerá, pois em Valkyria Chronicles 2 assume a responsabilidade de manter o sul de Gallia em paz.

No game haverá mudanças de estações, e o cenário lógicamente será afetado com isso, até mesmo o uniforme dos estudantes refletirá estas mudanças.

BLiTZ

Assim como no jogo original, o sistema de batalha único do jogo, chmado de BLiTZ, estará de volta. Nele os jogadores planejam suas ações tendo uma visão superior da batalha, como se fosse uma espécie de RPG Tatics, mas quando a ação em questão é executada, a visão muda para 3ª pessoa, no que parece ser um Action Rpg.

valkyria2_005

Contudo, o game terá diversos novos elementos e melhorias para fazer o BLiTZ mais interessante. Outra novidade é que o número de animações dos personagens durantes o Action Mode foi aumentado considerávelmente.

Outra novidade anúnciada para o jogo é algo chamado Morale (moral), porém nenhum detalhe de como isso afetará o sistema de batalha foi
anúnciado.

Level Up

O sistema de evolução de personagens, será tão simples quanto no original, mas assim como o sistema de batalha, terá algumas novidades. Uma delas por exemplo, é que quando certas condições são alcançadas, os personagens poderão ganhar abilidades especiais e únicas.

valkyria2_006

Conforme a produtora, isso foi feito como resposta aos pedidos dos jogadores, que queriam um sistema mais personalizável no "crescimento" dos personagens.

Os tanques também terão uma customização bem melhor no game, e aparentemente eles serão mais importantes do que no jogo original. As customizações também serão externas. Uma nova opção será a camuflagem, que terá diversas utilidades e lógicamente reduzirá sua
visibilidade. Também foi mencionado algo que pode danificar a estrada por onde o tanque passar, mas nenhum detalhe além disso foi mencionado.

VK 2 TANQUE



Declarações dos produtores

Conforme os produtores, a razão pela mudança do PS3 pelo PSP foi para introduzir a franquia à um novo público. A capacidade do PSP de jogar multiplayer local, via AD-Hoc, também abre novas possibilidades para modalidades de jogo. Contudo os futuros games não estarão focados somente no PSP. Também foi ressaltado pelos produtores que a linha tênue entre guerra e paz, humano e arma será tradada do mesmo modo que no original e mesmo que o título esteja no portátil, as batalhas não serão reduzidas e serão até mais intensas que no original, foi dito até que essa sequência terá no geral mais conteúdo que o original. Os jogadores também não precisam se preucupar com o conteúdo geral do game, que na verdade será um pouco maior que no primeiro jogo. A técnica CANVAS, que faz o visual do jogo parecer uma pintura em aquarela, continua e que por vezes os jogadores podem até esquecer que se trata de um jogo para portátil.

valkyria2_004 valkyria2_002

Na parte da trama, usar estudantes foi uma escolha para mostrar uma nova visão da relação entre humanos e guerras. Uma vez que eles eram jovens normais, mas que foram jogados na dura realidade da guerra. Esse contraste dará aos jogadores um novo tipo de perspectiva da história. Cada personagen terá uma personalidade bem diferente do outro. Mudanças também poderão ser notadas nas personalidades, de acordo com a nacionalidade do personagen, já que teremos tantos Gallians quanto Darcsens. Até mesmo problemas como racismo será visto no jogo. Um ponto da história é ver como esses jovens estudantes lidam com esse tipo de situação em meio aos acontecimentos da guerra.

VK 2 2 VK 2 3

Considerações Finais

Com certeza esse título terá uma carga pesada na trama, e se for feito o que realmente foi dito a história mostrará um lado forte e duro da guerra. Na parte técnica, o game parece estar sendo feito para não decepcionar nínguem, o que é normal, pois sendo uma sequência direta de um jogo super elogiado, ele não pode fazer feio.

Várias coisas foram melhoradas e incrementadas, e a equipe de desenvolvimento parece ter escolhido aqueles pontos que realmente precisam melhorar. Todo esse esforçro provavelmente dará um otimo resultado, visto o PSP carece de títulos bons desse gênero, a estratégia.

Conforme a produtora o jogo está cerca de 60% pronto, e deve ser lançado no próximo inverno japonês, que vai de Dezembro até Fevereiro.

Adaptação e Montagem: Bex

Seja o primeiro a comentar

PSP Bex