20 de julho de 2010

Review - Dissidia: Final Fantasy

       Quando ouvimos o nome Final Fantasy, geralmente associamos à série de jogos de RPG mais famosa do ocidente, e por mais que o jogador nunca tenha entrado em contato com um dos jogos, ele certamente já escutou esse nome. Logo, o jogo de luta de Cross Over da série, reunindo os heróis e vilões mais conhecidos da série, seria um grande sucesso, certo? Descubra agora !


Dissidia: Final Fantasy
Publicado por: Square Enix
Desenvolvido por: Square Enix
Número de Jogadores: 1-2
Data de lançamento: USA 25/08/2009; Japão 18/12/2008

Prós                                                                          Contras
- Divertido e dinâmico sistema de batalha                     - História fraca
- Multiplayer eficiente                                                  - Dublagem americana robótica
- Extenso conteúdo extra
- Elementos de RPG na medida certa
- Gráficos Excelentes

Quando ouvimos o nome Final Fantasy, geralmente associamos à série de jogos de RPG mais famosa do ocidente, e por mais que o jogador nunca tenha entrado em contato com um dos jogos, ele certamente já escutou esse nome. Logo, o jogo de luta de Cross Over da série, reunindo os heróis e vilões mais conhecidos da série, seria um grande sucesso, certo? 

Em grande parte, sim. Dissidia Final Fantasy consegue proporcionar uma excelente experiência como um jogo de luta, sendo um dos melhores jogos do portátil, mas que peca em características essenciais pra um game da série Final Fantasy.

    “Eu não sei por que estamos lutando, mas vamos fazer isso com qualidade”
    A animação inicial do jogo é de tirar o fôlego. Vemos os nossos principais e preferidos heróis da série se reunindo para lutar contra os vilões que sempre nos deram dores de cabeça, sendo todos os personagens desde o Final Fantasy I ao FF X, incluindo figuras carimbadas como Cloud, Tidus, Terra, Sephiroth, Kefka, Kuja e outros, incluindo personagens secretos que podem ser desbloqueados mais tarde. A batalha é o prelúdio do jogo, e que gráficos excelentes. Ver o pau quebrando entre personagens conhecidos da série e em qualidade ótima dá um ânimo legal para começar o jogo. Depois a história é explicada calmamente, mostrando que as entidades chamadas Cosmos, a deusa da harmonia, e Chaos, o deus da discórdia, travam um conflito há milênios, mas o equilíbrio foi quebrado, e então eles chamaram os seus melhores campeões de cada lado para se enfrentarem.


Mas parece que o lado da luz está apanhando feio, e eles precisam então encontrar os cristais para restaurar o poder e a ordem no universo. Após você ser apresentado a esse roteiro de filme B de aventura, você começa o jogo de fato.

“Eu tenho tanta motivação e expressão quanto o Arnold Schwarzenegger atuando”
    Então, cada herói parte em sua jornada pessoal para encontrar os cristais, sendo esta primeira parte do jogo chamada Destiny Odyssey. Mas elas são tão sem graça e repetitivas quanto não poderia se imaginar. Você fica andando por uma espécie de tabuleiro, onde você tem uma quantidade de pontos, chamados Destiny Points, que podem ser usados para o movimento. Então você procura por itens, summons e luta contra inimigos pelo caminho para alcançar o seu destino. Algumas batalhas têm uma condição especial que se for cumprida, irá gerar mais DP e você poderá andar mais. Quanto mais DP você tiver no final da fase, mais bônus e itens você poderá ganhar. E é basicamente isso com todos os personagens durante o jogo inteiro.

"Xeque-mate!"
    Mas se cada personagem tivesse uma história interessante durante essas caminhadas, tenho certeza que o jogo fluiria bem melhor. O modo como o roteiro se desenrola é desinteressante, pois os personagens não demonstram nenhuma evolução de pensamento ou alguma grande mudança. As cenas de conversação entre os personagens geralmente apresentam frases vazias ou sem emoção alguma, que culmina numa conversa tão chata que você sempre torce pra aconteça alguma luta, e rápido. Posso afirmar que parte dessa culpa reside na dublagem americana, que em todas as vezes em que eu tive a oportunidade de comparar com a dublagem japonesa sempre perde de lavada. A ausência de carisma dos personagens (até o Kefka não convence) e de um roteiro sólido faz com que todas as esperanças sejam depositadas no sistema de luta. E, para a salvação do jogo, ele consegue segurar a atenção e a qualidade com a maestria de um "OmniSlash".

 "Por que você está triste?" "Por causa da dublagem, e também porque eu não sei o que eu vim fazer aqui"

    Já a segunda parte do modo história é chamada de Shade Impulse, e nela a história torna-se um pouco mais interessante, mas não o suficiente para que você se empolgue com alguma reviravolta ou revelação importante. Aos que já zeraram Final Fantasy I, a história tem algo mais a oferecer, mas é bem subliminar e nada mais é do que uma teoria minha. Acho que tanto por isso que eu não fiquei empolgado com os acontecimentos de Shade Impulse, pois a reviravolta que aconteceu e o caminho que a história tomou tornaram-se previsíveis da feita que eu zerei Final Fantasy I.

    “Mas a porrada é legal”
    Fora a história e a dublagem, DFF é um excelente jogo. O sistema de luta funciona basicamente dessa forma: cada personagem tem uma quantidade de HP e de Bravery Points. O HP representa a quantidade de dano que você pode levar antes de morrer, e os BPs representam o quanto de dano que você causa no inimigo. Existem dois tipos de ataque: os ataques de HP, que usam a sua quantidade atual de BP para subtrair do HP do inimigo, e os ataques de Bravery, que roubam os BPs do oponente e adiciona aos seus. Caso os BPs do oponente zerem, ele entra num estado chamado de Break, e além de você ganhar uma quantidade absurda de BP (em geral), o oponente ainda terá que esperar um tempo até que os BPs dele voltem ao normal.

    Há também a chamada Ex Gauge, que é uma barra que vai sendo preenchida quando você coleta a Ex Force, que é gerada através do Ex Gerador. Sacanagem. Essa força é gerada a partir do choque de golpes, de arremessos contra o cenário ou destruindo partes do próprio ou quando você consegue acertar um golpe no adversário. Ao completar a barra, você pode usar o Ex mode, que é um estado temporário no qual o personagem ganha aumentos de habilidade ou nos seus atributos, e também pode ter efeitos particulares de cada personagem. Nesse estado, você pode também usar o Ex Burst, que é um golpe psicodélico, bem feito e único para cada personagem que geralmente acaba com o oponente. Por exemplo, no caso do Cloud ele solta o seu famoso Omnislash. Cada golpe desse também exige um comando específico característico para cada personagem, desde esmagar um botão até colocar uma sequência específica de botões.

"Além de levar um Ex Burst, ainda tomou um Break. Mané"

    Além dos ataques, você também tem que saber se esquivar e aparar o ataque dos inimigos, o que lhe confere vantagens quando você aprende o tempo certo dessas técnicas. Há também um sistema de ataque e contra ataque muito bom, onde quem errar o tempo da esquiva perde. Cada personagem também tem o seu próprio estilo de jogo. Por exemplo, The Emperor usa basicamente armadilhas e ataques a distância, enquanto Tidus se resume a combate a curta distância com velocidade. A movimentação também é muito boa, pois você pode praticamente ficar voando pelo cenário, correndo pelas paredes e que lembra bastante as cenas de luta de Final Fantasy VII Advent Children. Se a intenção foi essa, os criadores estão de parabéns, apesar de que em cenários fechados a câmera não raramente fica maluca e o sistema de contra ataque fica confuso.


    “É um jogo de luta com aspectos de RPG ou um RPG de ação?”
    As partes táticas desse jogo se resumem a fornecer vantagens na hora do combate. Quanto mais você passa de nível, mais HP e BP você ganha, mais habilidades você adquire e mais forte você fica. Os equipamentos e os acessórios também servem a esse fim: de aumentar seus atributos ou fornecer vantagens especiais em combate, como aumentar a absorção de Ex Force. As Summons fornecem vantagens específicas, como zerar os BP do adversário, duplicar a sua, copiar os BP dos oponentes quando ele adquire muitos e etc, sem serem invocados realmente como nos jogos de RPG da franquia.

 "E eu invoco o portador das chamas infern... Ué, já foi?"

    Mas é aí que eu respondo a pergunta acima: esse é um jogo de luta, acima de tudo. Por que eu afirmo isso? Você procura durante horas pela melhor combinação de equipamentos que te deixam com 9999 de HP e que aumenta a maioria dos seus atributos, coloca acessórios que te deixam parecido com um semideus, equipa a Summon Omega e vai enfrentar o Sephiroth que está 10 níveis abaixo do seu. “Não tem como eu perder essa”. A próxima cena é você xingando e amaldiçoando toda a árvore genealógica do Sephiroth enquanto a sua derrota é consagrada de forma humilhante e vergonhosa. O que deu errado? Simples. Ele é um melhor lutador que você. Após muito tempo de jogo, eu conseguia derrotar um personagem de nível 99 mesmo eu estando com um personagem de nível 10. Se ele acertasse um espirro em mim, eu morreria. Então era só não ser acertado e atacá-lo até conseguir acabar com ele. Todas as táticas e estratégias que você adota facilitam a sua vida, mas elas não vão fazer o trabalho por você. Se você não souber lutar, você perde. E é por isso que eu considero este um jogo de luta acima de tudo. Melhor que ser um bom estrategista é ser um bom lutador aqui.

"Ih, será que o meu equipamento vai me proteger dessa?"
  
 “Extra. Muito conteúdo extra”
    Fora o modo história, há muito mais para se explorar em DFF. Há o modo Arcade, onde você simplesmente engata uma luta atrás da outra, sem poder customizar o personagem. Após você zerar o jogo, você habilita o Duel Colesseum, que é um modo bastante interessante onde estão os oponentes mais desafiadores do jogo inteiro (excluindo o chefão, que entrou pra minha lista dos chefes mais apelões e irritantes de todos os tempos). Você também pode fazer uma luta rápida ou então jogar contra um amigo pelo ad-hoc. Há também disponível para a compra inúmeros conteúdos, desde personagens, cenários, vozes até músicas (que são uma obra a parte, com músicas de todos os FF somadas à trilha sonora criada para o jogo. É muito bom escolher as suas músicas preferidas para cada batalha). E há o Museu, onde você pode ver muitas informações sobre o jogo e ver as estatísticas gerais. Tudo isso aumenta bastante a longevidade do game, que pode se estender por mais de 100h se você tiver paciência e disposição para fazer 100% nesse jogo.

    “Finish Him!”
Em termos técnicos, o jogo é ótimo. Apresenta um sólido e dinâmico sistema de luta, elementos de RPG misturados na medida certa, gráficos bem trabalhados e conteúdo extra extenso. Infelizmente, o jogo perde um pouco do seu brilho ao apresentar uma história pouco convincente e mau elaborada, dublagem americana fraca e mecânica e com um modo história que demora pra engatar. Se não fossem por essas falhas, Dissidia Final Fantasy seria provavelmente o melhor jogo de luta para o PSP, e não “somente” um ótimo jogo de cross over da série Final Fantasy.

Nota: 8.7

4 Comentários:

Anônimo disse...

muito bom o review, gostei dos vídeos e também do bom humor na hora das críticas, tá de parabéns Bex espero ler outro reviews xD

Anônimo disse...

Muito legal, explicou bem as qualidades e defeitos do jogo, além de deixar claro como funciona o sistema de luta. ótimo review!

@heroeswatcher disse...

gostei do review... mas então, minha pergunta é se preciso jogar esse primeiro e depois o Duodecim? pq meu amigo colocou no PSP, mas estou esperando pra jogar o primeiro antes...

Bex disse...

@heroeswatcher
Na verdade vc pode jogar o Duodecim direto. Pq o duodecim se passa antes do dissidia "normal", além disso no próprio duodecim também já vem o primeiro game inteiro e com todas as melhorias de jogabilidade!!!!

PSP Bex