21 de julho de 2009

Análise: Key of Heaven


Fala galera, para inaugurar esta sessão do PSP-Bex, trago à vocês a análise do game: Key of Heaven (ou também chamado de Key of Paradise). Um jogo exclusivo do PSP, que é um exemplo claro de que existem otimos jogos "desconhecidos".

Confiram!





Dados Técnicos:

Tamanho da ISO: aprox. 1Gb

Gênero: Action RPG

Nome Original: Tenchi no Mon

Nome Europeu: Key of Heaven

Nome Americano: Kingdom of Paradise                                                      

Produtora: Climax Entertaiment

Distribuido por: Sony Japan

Multiplayer: Sim, via AD Hoc

Duração: Mais de 20 horas de jogo

Historia

A historia começa com o personagem principal Shimbu treinando tipicamente; enquanto volta para sua vila ele encontra uma garota que está sendo atacada, ele percebe que ela se veste como aluna de seu antigo clan, e por isso decide ajudá-la.
Ela se apresenta como Sui Lin, e diz que seu clan foi totalmente dizimado e que precisam restaurar o clan já que são os únicos vivos. Ainda diz que depois de restaurado o clan precisará de um novo Mestre e que Shimbu deverá assumir este papel. Shimbu não quer se tornar o mestre, por isso decide ajudar Sui Lin a restaurar o clan mas também será seu professor, para que no futuro ela se torne a nova a Mestra do clan.
Com esse objetivo os dois saem em sua aventura, porém a simples jornada acaba se tornando em algo bem mais complexo, onde existem conspirações nao só com o clan de Shimbu e Sui Lin, mas com todos os outros clans.
Apesar do jogo começar com uma historia simles, vai se aprofundadno cada vez mais de uma maneira muito envolvente, com momentos que variam de comédia ao drama, uma trama que quanto mais você joga, mais você quer saber o que vai acontecer.



Sistema de Batalha

Como Action Rpg, os inimigos podem aparecer a qualquer hora enquanto se anda no mapa; você possui uma enorme variedade de ataques que pode utilizar.
Todos os ataques são no estilo de artes marciais, então se você gosta de filmes do gênero ou até mesmo pratica, pode reconhecer muitos movimentos de Kung Fu, Kendo, entre outros durante as lutas,

Os golpes e combos se baseiam por pergaminhos (scrolls) que você pega durante jogo; existem pergaminhos de todos os estilos de clans da historia (fogo, terra, floresta, metal e água), e cada um deles possuem mais de 15 a 20 movimentos próprios, cada estilo também possui graduações: 1° dan, 2° dan, etc (também pode ser familiar pra quem pratica artes marciais), ou seja, quanto mais graduações alcançar mais golpes novos e poderosos.
Toda vez que se consegue um novo pergaminho, é como se aprendesse um novo golpe, ms para usa-lo você precisa ativa-lo (entendam como "equipar' o pergaminho), sendo assim, para montar seus combos você pode ir colocando os pergaminhos adquiridos em ordens diversas e assim sempre haverão novos combos diferentes.



No inicio você pode apenas fazer os movimentos do clan de Shimbu (floresta), mas conforme passa o tempo e se avança na história você pode aprender movimentos dos outros clans, e depois de um certo tempo, pode até mesmo juntar movimentos de todos os clans em combos maravilhosos.

O jogo também possui "ataques de Chi":  Voc possui uma barra de até 3 níveis, se começa com apenas uma, mas conforme vai aperfeiçoando, vai habilitando as outras. Por fim também existem as magias de Chi, que estão separadas pelos elementos de cada clan,sendo assim são 5 elementos diferentes, sendo que cada um possui 3 niveis para se aprender aprender.

Para finalizar, ainda possui multiplayer via AD Hoc, onde é possível jogar com/contra amigos, em combates usando todo o seu arsenal de golpes,  combos e ataques de Chi



Considerações:

Por fim, um ótimo jogo que passou despercebido por muitos, com uma excelente história, atrativo e de otima jogabilidade...apesar de gráficos modestos, eles também não são ruins...e podem até dar uma caldo em outros jogos...
Uma dica pra quem gosta deste gênero de jogo.

Capa Key of Heaven


A Continuação:

O jogo pode não ter sido um grande estouro comercial  como um Final Fantasy; mas foi o suficiente para ganhar uma continuação, chamada de Tenchi no Mon 2: Busouden, a sequência é tão boa ou até melhor que o original.e se passa alguns anos depois de Key of Heaven. Você não joga mais com Shimbu e outros personagens  tomam conta da historia, que mais uma vez é cheia de mistérios e conspirações.

Houve uma clara melhora nos gráficos e na jogabilidade, e outros pequenos detalhes do original também foram melhorados.

Infelizmente a continuação só foi lançada no Japão, e não existe uma versão americana do jogo muito menos uma previsão de lançamento no ocidente.
Por: Bex

1 Comentário:

Murilo disse...

Só joguei um pouco deste jogo e achei mto bom mesmo, assim q eu terminar star ocean, esse é próximo q vai pro ms =)

Parabéns plo site e continue analisando bons jogos q são pouco conhecidos pela galera

PSP Bex